"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

quinta-feira, outubro 21, 2010

O fundamento da liderança é o caráter, e não o carisma!

  É provável que você tenha visto um bom numero de líderes com muito carisma, cujos Ministérios não duraram muito porque careceram de cará­ter. De fato, alguns líderes têm demonstrado grandes defeitos de caráter. Seu encanto pessoal os tem sustentado durante algum tempo, mas, no fim, manifesta-se nele a falta de caráter.
O fundamento da liderança não é o carisma pessoal; é o caráter. O carisma não tem nada a ver com o que torna um líder eficaz. A liderança não tem a ver com uma personalidade encantadora e chamativa, um grande sorriso ou uma voz de veludo. O que você precisa, na verdade, é de caráter e credibilidade. A liderança é influencia, e sem credibilidade sua influencia não irá muito longe. Talvez as pessoas o sigam por um tempo, mas não demora para que percebam que você esta num caminho que não leva a lugar nenhum.
Reputação é o que as pessoas dizem que você é. Caráter é o que você realmente é.
D. L. Moody dizia: "O caráter é o que somos em meio da escuridão, quando ninguém está nos olhando". Em sua carta a Timóteo, Paulo apresenta as características necessárias para o líder na igreja. Nenhuma só vez ele menciona que sejam necessários estudos de seminário. A liderança não se baseia no preparo acadêmico. É questão de caráter, é uma questão de quem você é.
Não há um tipo de personalidade concreto para os líderes. Talvez você tenha ouvido dizer, no passado, que os líderes são pessoas de temperamento colérico, ou pessoas que tomam conta das situações. Há, entretanto, líderes de todas as formas, de todos os tamanhos e de todos os temperamentos. Deus quer usar a sua personalidade, tal como ele mesmo a criou. Observe os quatro temperamentos diferentes dos líderes que vemos na Bíblia:
Paulo era colérico
Pedro era sanguíneo
Moisés era melancólico
Abraão era fleumático
Cada um deles era único, e totalmente diferente dos outros. E Deus usou a todos. A liderança não é uma questão de personalidade. não é necessário que você seja extrovertido, sanguíneo ou colérico para ser líder.
O que, de fato, é necessário para liderança é o caráter. E a única coisa que todos os grandes líderes têm em comum. Quando uma pessoa carente de caráter chega a um cargo de liderança, esses defeitos de caráter causam sua queda. Todos já vimos isso acontecer.

Pr. Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores