"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

sexta-feira, outubro 21, 2011

O Cântico Certo - Do Lado Errado! - Parte 6


Quatro Grandes Livramentos, Mais Tarde,
  Eles Recebem Uma Última Oportunidade!

Israel havia testemunhado o milagre de Deus no Mar Vermelho. Haviam visto as águas curadoras em Mara. Viram a água fluir da rocha no Monte Horebe. E viram o maná e as codornizes surgir do céu.

Agora haviam adquirido aprumo e estavam prontos para entrar na Terra Prometida. Deus os concedia uma última oportunidade para chegar ao fundamento da confiança e da fé nEle.

Eles haviam enviado 12 espiões para Canaã e 10 voltaram com um relatório mal: “...verdadeiramente, mana leite e mel...e as cidades (porém são), mui grandes e fortificadas...Não podemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós...é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são
homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes...e éramos, aos nossos próprios olhos, como
gafanhotos” (Números 13: 27-28, 31-33).

O relatório provocou um caos absoluto no acampamento de Israel. Toda carga emocional acumulada, toda dúvida e todo o medo que haviam se formado no íntimo se agitaram em ira contra Deus! Quando Josué se levantou e disse: “Deus está conosco! Deus é capaz!” todos quiseram lhe apedrejar!

O povo não sabia - na ocasião, mas este teste deveria prepará-los para a sua primeira batalha em Canaã, em Jericó.

Os espiões lhe haviam dito: “A primeira coisa que vocês vão achar lá é uma cidade murada chamada Jericó. É impenetrável. Simplesmente não dá para entrar!   Não possuímos armas, ou aríetes. É inútil, não há jeito. Tentar invadi-la por que ?” Amado, esta conversa veio diretamente do inferno! E isto é exatamente o que o diabo quer que você pense a respeito dos seus problemas: “Não há saída”. Porém você sabe que Deus já tem um plano! Você não pode ver o plano. A única coisa que se vê é aquela muralha na sua frente.

Porém Deus enxerga infinitamente mais do que nós. Para Ele não há muralha lá. Para Ele é fácil atravessá-la. Inexistem, para Ele, complicações envolvidas, porque Ele não reconhece o poder do inimigo. Está na hora de começar a confiar nEle!

Para Israel essa era a oportunidade final. Era a hora de se levantar e cantar, para mostrar a Deus a sua confiança! Estava na hora de alguém se levantar e dizer: “ Pensávamos que estávamos mortos no Mar Vermelho - e Ele nos livrou! Achamos que o fim havia chegado junto às águas amargas de Mara e Ele nos livrou! Achávamos que morreríamos de fome no deserto - e Ele nos salvou! Muitas vezes pensamos que tudo havia acabado. Mas em todas as vezes Deus nos tirou do perigo. Até aqui Ele nos trouxe em segurança!
Testifiquemos para o mundo que o nosso Deus é capaz!”

Porém ninguém fez isto! Israel falhou em seu teste final! Onde estava a vitória, o cântico? Não havia nada! Israel somente chorava!

“Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!”

“ E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presas? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.”

“Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel...Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio deles” (Num. 14:1-5, 11).

Finalmente, a paciência de Deus acabou. Ouça o que Ele disse para os murmuradores inveterados: “...mudai, amanhã, de rumo e caminhai para o deserto, pelo caminho do mar Vermelho...vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos...até que o vosso cadáver se consuma neste deserto” (Números 14: 25, 33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores