"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

quarta-feira, junho 29, 2011

O Cântico Certo - Do Lado Errado! - Parte 1

Por David Wilkerson
11 de maio de 1990
__________

Os filhos de Israel se achavam em um apuro desesperador!
À sua frente, o Mar Vermelho; as montanhas à esquerda e à direita; e o faraó e os seus carros de ferro se aproximando por trás. O povo de Deus aparentava estar cativo e impotente - como patinhos que passam no tiro ao alvo, só esperando serem eliminados. No entanto, acredite ou não,  Deus propositadamente os havia guiado à esta situação tão terrível!

Havia pânico no acampamento de Israel. Os homens abanavam a cabeça com medo, e as mulheres e as crianças choravam ao se acotovelar aos avós e parentes. De repente Moisés foi cercado pelos irados pais de família que gritavam: “É claro que tudo acabou para nós! Não havia sepulturas suficientes no Egito para nos enterrar? Você tinha de nos arrastar até aqui para morrermos?  Lá no Egito lhe falamos para nos deixar em paz. Era melhor sermos escravos lá do que morrer neste deserto miserável!”

Não sei se Moisés teve um momento de abalo nestas circunstâncias. Contudo quando este homem de Deus se lamentou, parece que o Senhor o repreendeu: “Por que clamas a mim?” (Êxodo 14:15).

Ninguém em Israel imaginava que grande livramento Deus estava prestes a realizar para eles!  De repente os ventos separaram o mar, e o povo caminhou através das ondas que   oram detidas sobre um chão seco. Quando o faraó e o seu poderoso exército tentaram segui-lo, as águas voltaram a se enfurecer - e os cobriu e afogou a todos!

Que visão terrível deve ter sido! O povo Deus olhava do outro lado e via o seu poderoso inimigo sendo destruído como se fossem soldadinhos de lata. E então um cântico se elevou do acampamento ao compreenderem, mais uma vez, que Deus os havia livrado de circunstâncias impossíveis! As escrituras registram a sua reação  -  e o cântico que entoaram: “E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo. Então, entoou
Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor, porque triunfou
gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei” (Êxodo 14:31; 15:1-2).

Talvez você conheça este glorioso cântico de vitória tirado diretamente das escrituras. Os cristãos elevam suas vozes para cantá-lo em muitas igrejas hoje.

Mas amados,  prestem atenção nas palavras e na ênfase desta passagem - pois elas constituem o coração desta mensagem!

“E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios... ENTÃO, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico” (Êxodo 14:31; 15: 1).

Eles entoaram o cântico certo -- mas o entoaram do lado errado! O cântico de Israel não foi cantado em fé genuína, porque o cantaram somente do outro lado do Mar Vermelho -- do lado da vitória e não do lado da provação!

Entenda,  há dois lados em nossos sofrimentos e em nossas tentações: o lado da provação e o lado da brecha que surge; o lado oriental das trevas e do desespero, e o lado ocidental da vitória e do livramento. Todos os que duvidam podem cantar depois que a provação passou e a vitória chegou. Em vez disto, é no lado da provação que o Senhor deseja que aprendamos a cantar os Seus louvores. Ele merece a nossa adoração no momento mais negro, quando parece não haver saída, quando inexiste qualquer esperança
- e somente Ele pode trazer a solução!

A gente pode imaginar a cena em Israel após a sua vitória: Míriam dançando com as jovens, os tamborins se agitando, todo mundo cantando e dedicando louvores a Deus. As escrituras dizem que eles bradavam com ousadia: “Os povos o ouviram, eles estremeceram...os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã” (Êxodo 15:14-15).

Como devem ter sentido-se seguros e poderosos. Porém a vitória foi ôca pois Israel já havia sido reprovado no teste aquele dia! Só Moisés tinha o direito de cantar do lado ocidental. Antes da separação das águas o povo havia gemido, murmurado, reclamado e chorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores