"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

sexta-feira, junho 10, 2011

Levita? Adorador? Cantor? Servo!!!! - Parte 1

A paz!

Uma vez ouvi que os levitas eram os cantores e músicos da casa de Deus, nos tempos do antigo testamento.
E essa informação me satisfez.
Porém, hoje em dia, em meio a tanta informação e ao conhecimento de vida que carrego, passei a me questionar em relação a isso.
Compreendo que todos nós somos dotados com certas capacidades diferenciadas, no entanto isso não nos anula para as outras funções que a obra de Deus pode necessitar.
Ao ler o primeiro livro de Crônicas, descobri algo que me chamou a atenção. Há uma passagem na qual, ao orientar-se a todos os obreiros quanto à suas tarefas, haviam levitas que atuavam em áreas distintas, nem sempre relacionadas ao louvor (ver I Crônicas 9.14-33; 23.1-32; 25.1-7).
Isso me fez pensar na realidade da igreja atual.
Posso dividir os 'levitas'  atuais em duas categorias: os cantores/musicos e os servos.
Agora peguei pesado!
Mas, minha intenção não é discriminar ninguém, é somente apresentar uma realidade.
Faça um teste!
Chame, separadamente, dois levitas. Peça a cada um deles para se dirigir a ala dos banheiros de sua igreja em meio a um congresso examiná-lo.
Aquele que voltar e disser: está meio sujo, é simplesmente um cantor/músico. O que, entretanto, retornar perguntando: onde está a vassoura? Este é um servo.
Ah, que coisa horrível de se fazer.
Na verdade, não indico verdadeiramente que você faça este teste com o intuito de apontar e separar aqueles que com você congregam, mas sim, com a intenção de ver quem deve ser alvo de seu clamor.
Talvez o objetivo deste ensaio não seja debater o sentido do termo levita, mas sim o sentido de servo na obra do Senhor.
Posso dizer que estou bastante orgulhoso do grupo que o Senhor me forneceu. Não tenho "estrelas" gospel, tenho cantores que agem como servos e que deixarão o microfone de lado se houver uma necessidade em outra área.
É recompensador notar que, muitas vezes, algum de meus ministros 'esquece' de cantar pois está auxiliando na copa, retirando as ofertas ou mesmo preparando os mantimentos para um necessitado.
O que posso dizer?
É este o amor que prego e que ensino aos meus liderados. Um amor que entende ser a obra de Deus grande demais pra ficarmos alienados.
Lucas 10 nos dá um grande exemplo...
Vemos Maria 'comendo' da palavra do Senhor, com ansiedade. Por outro lado, vemos Marta correndo com os afaseres da casa.
Podemos fazer como muitos fizeram por anos e crucificar Marta por ser tão desleixada com o Senhor e com o que ele estava dizendo, porém, a lição é um pouco mais profunda.
Lembrei-me de quando minha mãe costumava receber visitas, chamadas de importantes, e que isso a motivava a retirar a prataria, organizar pires e xícaras de porcelana e preparar a comida mais cara que pudéssemos comprar.
Não está errado!
A pessoa que chegará é importante e merece ser bem tratada.
Penso agora no seguinte: Deus, o Todo Poderoso, criador dos céus e da terra, está na minha casa! Aleluia! Vou chegar e perguntar se ele quer mais uma almofada, se quer uma massagem nos pés, se precisa que eu o abane ou lhe traga um agasalho, vou servir a comida mais cara e elaborada que puder fazer, vou honrá-lo e prestar reverência!
É o mínimo!
Se com uma visita 'humana' importante eu já me proponho a paparicá-la, por que não faria ainda mais pra Deus?

Liano Benites
Líder Bento Praise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores