"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

quarta-feira, dezembro 26, 2012

Como Deve se Portar um Ministro de Louvor - Parte 1/2

Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4:6b

Em cumprimento as escrituras, vivemos dias difíceis em nossas igrejas, onde compromisso com a obra de Deus é coisa da minoria de seus membros, que tem priorizado seus interesses pessoais e individuais em detrimento dos interesses do reino de Deus e todo o seu coletivo. Este raciocínio pode se aplicar a todas as frentes de trabalho das Igrejas, mas vamos nos ater apenas aos ministérios de louvor.

Os ministérios de louvor das igrejas, com certeza são os mais visados. Além do diabo, que utiliza vários tipos de estratégia para anular o papel do ministério de louvor, eles também são visados por muitos membros da igreja, que gostariam de estar à frente participando, o que é perfeitamente aceitável e sadio. O problema é que a maioria dos crentes não entende a amplitude e responsabilidade de ser um ministro de louvor, e a seriedade das atribuições de quem tem este título.
Em primeiro lugar, o ministro de louvor deve ser humilde. Jamais devemos nos esquecer de que somos servos, com funções muito importantes para o reino de Deus, mas somos servos, e como servos, não devemos, e nem podemos agir como senhores, nem nos achar superiores aos demais irmãos. Em Filipenses 2:3 isso fica muito claro: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Não consigo assimilar a idéia de um ministro de louvor soberbo ou altivo, pois tal comportamento demonstra falta de conhecimento de princípios bíblicos básicos como humildade. A soberba, talvez seja o motivo de existirem tantos músicos frustrados e/ou mau sucedidos no meio evangélico.

O ministro de louvor é um obreiro, e como tal, deve ser aprovado. “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2:15)”. Muitos tem brincado com Deus, estamos no tempo da graça sim, mas o nosso Deus não mudou quando o assunto é pecado. Ficamos assustados com o número de pessoas que, se dizendo ministros de louvor, cometem os mais variados tipos de pecados, e o que é pior, permitem que suas mentes se cauterizem e já não se dão conta do risco que correm subindo ao altar do Senhor em pecado. Devemos ser exemplos dentro e fora da congregação, para que ninguém tenha nada que nos desabone, e que tenhamos livre acesso as pessoas, para ensiná-las e orientá-las acerca da palavra do Senhor. Devemos procurar participar das atividades da igreja como cultos oficiais, EBDs, dos grupos específicos (jovens, adolecentes e de casados) auxiliando em tudo que se fizer necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores