"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

segunda-feira, abril 16, 2012

Por Que Os Justos Sofrem? - Parte 5

Você Precisa Decidir se Vai Permitir que os Sofrimentos
Lhe Trarão Treinamento ou Destruição.



“Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12: 6-15).
Tudo depende de você: ou permite que o seu sofrimento se transforme em uma escola de simpatia para ajudar os outros - ou ele se transformará em um quartel da morte, que lhe destruirá, e contaminará a muitos outros que contavam com você. Alguns de vocês que lêem isto estão agora sofrendo porque estão sendo corrigidos pelo Senhor. Ele está lhe dando uma surra em grande amor, tentando amolecer o seu coração para produzir a Sua santidade em você - quebrar a sua vontade teimosa. Mas mesmo se o seu sofrimento for devido à correção, Deus disse que é para o seu benefício; e ele posteriormente produzirá o fruto pacífico da retidão (da justiça) se você estiver querendo ser treinado por ele.
Se uma raiz de amargura produzir sementes, ela vai destruir e contaminar. Mas há um jeito de parar esta raiz, de parar a contaminação: encoraje-se no Senhor. “...restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado” (Heb. 12: 12-13). Este é um chamamento para se despertar, se livrar da apatia, voltar a servir e a confiar em Deus, manter-se reto e ser curado - senão total apostasia se instalará. Livre-se de todo pensamento de desistir. Traga em cativeiro todo pensamento de arrefecer em sua obediência total ao Senhor.
Não é a aflição ou o sofrimento em si que nos ensinam. Muitas pessoas de bem não aprenderam nada com suas dificuldades. Alguns até se distanciaram do Senhor. Em vez disto, é necessário que o sofrimento e a aflição sejam entendidos e aceitos como provenientes da Sua mão. A mente natural fica irritada e deprimida com qualquer tipo de sofrimento ou de aflição. Então, se não entendermos que Deus permite isto, e que tem o objetivo de nos treinar em todas estas coisas, haverá impedimento do crescimento espiritual. Davi disse: “No dia da minha angústia, procuro o Senhor...” (Salmo 77:2). O propósito é este: livrar-nos do amor pelo mundo e nos levar a Jesus para socorro. Os Salmos dizem também: “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Salmo 119:67). Deus conhece você e eu! Ele permite as aflições dizendo: “Você é do tipo que Me esquece nos dias bons! Você Me negligencia quando está tudo bem. Eu amo você demais para lhe perder para o diabo. Eu vou lhe despertar através da aflição, para que você se lembre o quanto a vida é curta, e para fazê-lo dependente de Mim.”
Quero lhe dar uns bons argumentos para usar contra o diabo:
  1. Cristo sofreu terrivelmente na carne - e Ele era perfeito!
  2. Paulo e todos os pais da igreja sofreram enormes aflições - e Deus os amava com carinho.
  3. Em vez de o sofrimento ser um sinal do desprazer de Deus, é um sinal de filiação - a quem ama, Ele corrige!
  4. Toda aflição visa o meu benefício espiritual, o meu crescimento, e equipar-me para ter simpatia pelos que precisam.
  5. Pode ser grave e dolorido - posso chorar e ser ferido - mas posteriormente, se eu o aceito, irá produzir o fruto da santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores