"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

domingo, janeiro 22, 2012

Por Que Os Justos Sofrem? - Parte 2

A Bíblia nos Previne com Antecedência
que os Piedosos em Cristo Sofrerão.



Não deveríamos nos surpreender quando sofremos. Não importa qual foi o mestre ou o pastor ou evangelista que lhe disse que os santos de fé, se simplesmente possuírem a fé adequada, não precisam sofrer. A palavra de Deus diz o oposto. O próprio Jesus disse: “...no mundo tereis tribulações...” (João 16:33). A palavra “tribulação” em grego aqui é thlipsis, significando “angústia”, “fardo”, “perseguição”, “dificuldades”. Jesus nos alerta que nos últimos dias grandes dificuldades cairão sobre nós: “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome” (Mat. 24:9). Ouço toda esta pregação doce e simplista de que o nosso país vai retornar a Deus por sermos a nação que está evangelizando o mundo - e por sermos a nação que sustentamos Israel. A minha Bíblia diz que todas as nações perseguirão os verdadeiros crentes; todas as nações trarão tribulação sobre aqueles que amam Jesus. Paulo disse às igrejas: “...Antecipadamente já os prevenimos de que vamos sofrer perseguições.“
Jesus nos preveniu antecipadamente de uma próxima avalanche trazendo sofrimento, perseguição, tribulação, e até a morte. Pode se dizer que isto não pode acontecer na América! Foi dito que isto não poderia acontecer na América, mas hoje em dia os gays possuem direito constitucional para praticarem o seu pecado; 500.000 deles fizeram passeata nas ruas da cidade de Nova Iorque! Não poderia acontecer - contudo o Congresso deverá promulgar leis contra a exposição dos portadores de AIDS, a primeira doença (praga) a ser protegida por leis de privacidade através de cobertura constitucional!
Paulo se ocupou de prevenir os crentes de que eles iriam experimentar sofrimento pessoal, “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22). Mais uma vez, a palavra em grego que Paulo usa aqui para “tribulação” é a mesma que Jesus usou acima, e quer dizer “angústia”, “fardos”, “perseguições”, “dificuldades”. Paulo disse: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Tim. 3:12). Os piedosos entrarão no reino, não sem sofrimento, sem doença, sem dor. Em vez disto, eles entrarão através de muita angústia, muita perseguição, muitos fardos, e muitas dificuldades! Aos tessalonicenses Paulo escreveu: “... nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais” (2 Tess. 1:4).
Jesus previne a respeito de um certo tipo de crente que tropeça e cai quando surgem as dificuldades: “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem a raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza” (Mat. 13: 20-21). Este é o cristão que faz concessões, e que de repente é despertado e há nova alegria. Ele diz: “Isto é exatamente o que eu estava procurando! Está transformando a minha vida. Que maravilha!” Ele vai para todo lado como um comercial ambulante desta nova verdade, dizendo a todos: “Você precisa vir comigo - em minha igreja lhe dão a verdade!” Ele parece estar feliz e crescendo, mas há um coração duro, de pedra, que ainda não foi quebrado. Então Deus permite sofrimento, angústia, dor, ofensas, e rejeição, e ele não entende isto! Ele não consegue computar isto. Diz: “Eu tentei! Orei - li a Bíblia - deixei de ser o que era. Então, por que tudo isso está me acontecendo agora?” A palavra de Deus está trabalhando nele, mas ele fica impaciente. Isso o ofende. Vê pessoas muito piedosas sofrendo e isto não parece certo. Aí ele tropeça nisto - desiste - e cai!
Houve pessoas da Igreja de Times Square, que tendo ouvido que Gwen estava terrivelmente enferma por quase três semanas, me disseram: “Irmão Dave, não entendo - ela é tão gentil e atenciosa - não está vivendo em pecado. Por que está sofrendo tanto?”
A irmã de minha secretária, Faith, deu os seus últimos vinte e cinco anos para ajudar crianças dos cortiços. Era uma discípula de Jesus Cristo piedosa, atenciosa, humilde, que fazia tudo que Ele a ordenava fazer. Ela faleceu recentemente, consumida por um câncer ósseo. Enquanto eu orava por ela um pouco antes de sua morte, senti Jesus pegá-la pela mão direita e levá-la para pastagens tranqüilas e verdes.
Alguns ficam ofendidos, confusos. Mas Davi disse: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15). “Preciosa” em hebraico significa: “de valor”, “necessária”. Quer dizer que Ele necessita deles - a morte deles é necessária para o seu propósito eterno. Paulo com ousadia diz: “...será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte...o morrer é lucro” (Filip. 1:20-21). Ele prossegue dizendo: “E que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação...” (Filip. 1:28). O que ele está dizendo é que o sofrimento, ou mesmo a morte de uma alma piedosa, é para o mundo um sinal de perda, ruína, ou desastre - mas para para aqueles que conhecem a Deus tudo é libertação, pela vida ou pela morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores