"O Espírito Santo é o maior líder de louvor!"

sexta-feira, setembro 09, 2011

O Cântico Certo - Do Lado Errado! - Parte 4

O Mundo Exige de Nós um Cântico
no Meio das Dificuldades !


Amado: há um cântico que pode ser cantado - e ele deve ser cantado do lado certo. E você pode ter certeza de que se o mundo sabe que você é cristão, ele cobrará isto de você. O salmista diz: “Pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?” (Salmo 137: 3-4).

O povo de Deus encontrava-se na fase mais terrível de sua vida. E ao serem levados, os seus captores exigiam deles um cântico. Porém não havia mais vida neles - nada senão depressão, desespero e desesperança!

Multidões de cristãos se encontram hoje na mesma posição. Você pode estar amarrado à alguma circunstância. O diabo está no seu encalço e vem a 150 km por hora com uma das velhas tentações. Você está a ponto de ceder e pensa: “ Não consigo. Apesar de toda a minha súplica e de toda a minha oração, parece que nunca vou deixar de ser assim. Essa escravidão vai me perseguir o resto da vida!”

Quando Israel caiu sob o jugo babilônico os seus captores gritaram para eles: “Cantem para nós! Toquem os instrumentos para nós! Já ouvimos todos os comentários sobre vocês e a respeito do que Deus fez por vocês. Os nossos espiões nos contaram tudo! Peguem então os seus tamborins, e tragam as harpas. Toquem um canção para nós! Mostrem a alegria em seu Deus!”

Não acho que estes pedidos foram só por zombaria. Creio que foi também uma desculpa deplorável. Os deuses babilônicos haviam-nos deixado vazios e áridos. Eles não tinham esperança. Mas  haviam escutado Israel cantando para o seu Deus - um Deus que havia cuidado deles em circunstâncias impossíveis. Disseram: “ Este povo tem um Deus que abre o mar para eles. O Seu fogo desce do céu. Ele enfrenta os inimigos deles. Este Deus deles deve ter algo de especial!”

Semelhantemente ao mundo,  eles queriam ver um povo que suportasse os mesmos problemas que eles suportavam, e enfrentasse as mesmas batalhas que eles enfrentavam - mas que no entanto pudesse cantar, gritar e guardar a fé nas horas mais sombrias! Os babilônicos exigiam um cântico porque há algo em todo coração que brada: “Onde neste mundo há algo que possa nos fazer cantar mesmo tendo perdido tudo?”
Eles precisavam de um testemunho! E é importante que os filhos de Deus, em qualquer lugar e a qualquer
tempo, cantem as músicas de Sião: “Deus, creio em Ti, não importa o que esteja acontecendo!”

O mundo contudo não vai responder a um testemunho qualquer. A programação das igrejas freqüentemente deixa as pessoas mortas e áridas. Até as curas hoje em dia podem ter um impacto pequeno porque o mundo tem visto tanta “medicina de milagres” - como transplantes cardíacos, de membros, oculares.

Não, o mundo está gritando para nós: “Você pode nos mostrar um milagre! Não será a abertura do Mar Vermelho que irá nos impressionar. Não será ver o cego recebendo visão ou o coxo curado. Será você contemplar a hora mais tenebrosa da sua vida, numa situação em que inexista esperança do ponto de vista humano - e mesmo assim você sorrir com alegria, cantando louvores a Deus! É este milagre que nós queremos ver!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores